Poutine, uma paixão québécois!

Outro dia, fui experimentar a famosa Poutine, um dos pratos mais típicos e adorados da culinária franco canadense. Ele é composto , tradicionalmente, por batatas fritas, queijo coalho e molho gravy (molho de carne de boi).

poutine 1

A história conta que a poutine foi criada por Fernando La Chance, por volta de 1957, em uma cidade chamada Warwick, na zona rural de Québec. La Chance tinha um restaurante na cidade e, certo dia, um cliente lhe pediu batata frita e queijo coalho, o que o fez reclamar com o cozinheiro: “Ça va faire une maudite poutine!” Em português: “Isso vai fazer uma maldita bagunça!”

Em 1964, Jean Paul Roy, em um restaurante em Drummond, também em Québec, iniciou a mistura com o molho.

Estas duas versões causam uma certa disputa entre as duas cidades “criadoras” da poutine. No entanto, oficialmente, não pertecence a ninguém, apenas à província de Québec (Estado de Québec).

E assim, a poutine se espalhou por todo o Canadá. É uma verdadeira paixão nacional. Você pode encontrá-la na maioria dos restaurantes, inclusive em redes fast-food, como o Mc Donald´s. Existe até algumas disputas entre famílias para ver quem faz a melhor poutine.

Hoje em dia, além da forma tradicional, os restaurantes oferecem variações do prato, que pode ser servido com: frango, churrasco, linguiça, salsicha, molho de tomate e etc.

Nutricionalmente, é um prato muitooo calórico e gorduroso. Não é atoa que recebe o slogan: “Uma verdadeira orgia de carboidrato”. Portanto, sem exageros!!

Experimentei a versão tradicional no Ashton e para ser bem sincera não achei nenhuma “maravilha”. É gostoso, mas como uma batata frita com molho…..nomal!

Uma curiosidade: esta rede de restaurante oferece descontos de acordo com a temperatura do dia. Quanto maior o frio, maior será o desconto. No dia em que fui estava entre -20 e -30 graus e ganhei 30% (as vezes o frio tem lá suas vantagens…rsrs).

poutine

Para quem vem visitar a cidade é interessante experimentar para conhecer. Mas repito: com moderação!

Deixe um comentário